Verdade ou mito?

    Atualizado: 29 de Mai de 2019


    Os exercícios físicos são indicados como grandes aliados para a manutenção da boa forma e na melhora da saúde, beneficiando o funcionamento do corpo humano evitando lesões musculoesqueléticas. O início da prática da musculação gera diversas duvidas no que é mito e no que é verdade para o corpo dos jovens.

    A pré adolescência trás junto dela a vaidade e no período do fim da infância para o inicio da adolescência começa a procura por academias. Muitas pessoas leigas afirmam que musculação atrapalha o crescimento, por isso é importante conhecer um pouco sobre as reais contribuições e influências que a prática pode proporcionar ao corpo em sua fase de desenvolvimento.

    Será que isso é verdade ou mito?

    Quando é o momento certo para iniciar a atividade física?

    Os jovens têm adotado uma nova rotina pouco saudável e totalmente sedentária, ficam jogando vídeo game, constantemente com celulares na mão, horas em frente ao computador, proporcionando o sobrepeso, fora doenças como diabete, hipertensão, dentre outras.

    Médicos recomendam o inicio da prática da musculação a partir dos 12 anos mas nada impede um inicio mais precoce em outros esportes coletivos ou artes marciais.

    Mas, sempre com o acompanhamento de profissionais qualificados como o educador físico, nutricionista e o médico.

    O excesso para o jovem que inicia na modalidade tem a maior causa de lesões, o indicado são exercícios com pesos livres trabalhando um maior numero de grupos musculares assim evitando o excesso em aparelhos e conseguindo trabalhar sua força, equilíbrio, proporcionando um melhor domínio corporal, aumentando sua densidade óssea e sempre respeitando seus limites articulares e musculares.


    *Aracimar de Souza é Educador físico pós graduado em anatomia e biomecânica do exercício humano

    • Facebook
    • Instagram

    © Todos os direitos reservados - JORNAL TEMA

    O Jornal Tema não se responsabiliza pelas matérias ou artigos assinados.
    As opiniões não refletem, necessariamente, a opinião da diretoria deste jornal.

    E-mail: jornaltema@gmail.com

    Dúvidas e sugestões (13) 99116.0050 ou Redação (13) 3561.8382

    Administrado pela ASSECOM Assessoria