Ultrapassando fronteiras



No mundo globalizado em que vivemos, a sede de conhecimento é cada vez maior e dominar outro idioma é mais do que uma necessidade, é uma obrigação. Recentemente, tivemos uma experiência bastante rica e interessante, quando decidimos que por mais que existam paisagens e riquezas naturais aqui no Brasil que sequer conhecemos, há também em outros países, lugares que merecem nossa especial atenção.

Destacamos as belezas da América Central, especificamente pelo Panamá, onde tivemos o privilégio de visitar a expansão do Canal do Panamá que duplicou a capacidade daquela via interoceânica, uma das maiores obras de engenharia da humanidade e, com a sua conclusão, o fluxo de navios cargueiros e transatlânticos de grande porte aumentou, consideravelmente, os rumos aos portos de todo o mundo e também o nosso aqui em Santos/SP, considerado o maior da América Latina.

Todavia, deparamo-nos com uma situação que chamou-nos a atenção, estando em um país declaradamente de língua hispânica, porém em uma cidade onde a atividade portuária é imensa, vimo-nos obrigados a falar a língua inglesa quase que o tempo inteiro. Há muito ouvimos dizer que o inglês é a língua universal e, tratando-se de negócios, não restam dúvidas que tal afirmativa é uma premissa básica e imprescindível no mundo dos negócios globalizados como é hoje. Ademais, atualmente, o jovem que não domina o inglês terá sua entrada no mercado de trabalho um pouco mais dificultada, vista a proficiência do idioma bretão ser cada vez mais exigida como um dos requisitos para a sua contratação, dado o perfil de vaga para a qual o profissional se apresenta.

Para aqueles que não conhecem ou não dominam a língua, nunca é tarde para aprender. Hoje, uma simples viagem para o exterior, mesmo que seja para um país que não tenha no seu idioma o inglês como sua língua oficial, acaba sendo de extrema valia para o seu dia a dia, ajudando a resolver questões e evitando mal entendidos pelo mau uso das palavras na tentativa de tentar se comunicar. Portanto, fica a dica para aqueles que queiram aventurar-se por fronteiras além da “Terra Brasilis”, aprender inglês ou outro idioma, nunca é demais .......Boa Viagem!

  • Facebook
  • Instagram

© Todos os direitos reservados - JORNAL TEMA

O Jornal Tema não se responsabiliza pelas matérias ou artigos assinados.
As opiniões não refletem, necessariamente, a opinião da diretoria deste jornal.

E-mail: jornaltema@gmail.com

Dúvidas e sugestões (13) 99116.0050 ou Redação (13) 3561.8382

Administrado pela ASSECOM Assessoria