O que comer nesta época do ano para evitar gripes e resfriados?




Frio chegando e é comum as pessoas relatarem sintomas respiratórios e de resfriados, mas por que será que isso acontece?

É mito relacionarmos gripes e resfriados com o frio. Não é a baixa temperatura em si que provoca estas doenças, mas sim a combinação do ar frio e seco que afeta a mucosa do nosso sistema respiratório, causando uma diminuição na produção de secreção nasal. O ressecamento da mucosa nasal compromete a produção desta secreção, a qual contém anticorpos para a defesa do nosso organismo. Os vírus da gripe têm maior sobrevida em temperaturas frias, além disso, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados, o que propicia a propagação do vírus.

Pessoas em tratamento oncológico tendem a estar mais propensas a estas doenças, devido as drogas utilizadas nesta fase, que afetam o sistema imune.

No que diz respeito a alimentação, algumas atitudes são essenciais para fortalecer o nosso sistema imunológico, nos protegendo destas doenças de inverno, além de auxiliar na regulação da temperatura corporal. Nesta época do ano é comum as pessoas consumirem alimentos mais açucarados e gordurosos, negligenciando verduras, legumes e frutas. Mas para manter a saúde fortalecida são necessários alguns cuidados.

Preferir, nesta época do ano, preparações quentes mas enriquecê-las com verduras e legumes, como por exemplo acrescentar legumes no arroz, verdura no feijão e caprichar nas sopas. Os cereais integrais, como a aveia e o arroz integral, e as oleaginosas ajudam a fortalecer o sistema imune. A hidratação também é importante, pois nesta época de ar seco a água ajudará a manter a secreção nasal mais fluida, contribuindo para a diminuição de infecções. Invista em chás e águas aromatizadas para estimular a hidratação.

Alguns alimentos específicos podem dar uma ajuda a mais neste processo:

Alho: O alho tem ação antiviral e bactericida, contribuindo para o fortalecimento do nosso sistema de defesa. Para sua melhor ação o ideal é consumi-lo cru.

Própolis: O própolis, principalmente o verde, fortalece o sistema imunológico e tem ação antibacteriana, antiviral e antioxidante.

Gengibre: O gengibre é um excelente antioxidante e tem ação expectorante e anti-inflamatória, estimulando nosso sistema imune. Além disso, o gengibre ajuda na digestão e atua como calmante gástrico, aliviando sintomas de náusea e azia, por exemplo.

Limão: Rico em vitamina C, vitamina essencial para produção de células de defesa, é também um rico antioxidante, anti-inflamatório. Outras frutas como morango, laranja e acerola também são ricas nesta vitamina, auxiliando para a prevenção de gripes e resfriados.

Probióticos: As bactérias benéficas do nosso intestino, conhecidas como probióticos, agem no nosso organismo impedindo o crescimento de bactérias patogênicas (causadoras de doenças), produzem substância antiviral e estimulam a produção e a ação de células de defesa no intestino. Contudo, o consumo de probióticos somente com autorização do médico e do seu nutricionista, pois em alguns casos existe a contra indicação.

Receita do shot da imunidade

· Suco de 1 limão

· 1 colher de chá de cúrcuma

· 5 gotas de própolis verde

Misturar todos os ingredientes e ingerir na hora. Beber preferencialmente em jejum.


Nutricionista Aline Barreiros, formada em Técnico em Nutrição e Dietética pelo centro Paula Souza, Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), especialista em oncologia pela Residência Multiprofissional do Hospital Sírio Libanês e pós-graduada em Nutrição e Alimentação Funcional pela Faculdade Método de São Paulo (FAMESP).

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