O CENIN – Centro Integrado de Assistência a Pessoas com Câncer - tem atendimento oncológico especial



A nutricionista Dra. Denise Oreb Marques Pinto - especialista em nutrição oncológica - realiza atendimento individualizado aos pacientes, crianças, jovens, adultos e idosos nas diversas fases do tratamento.

O tratamento oncológico pode envolver cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, transplante, entre outros. Não só o tratamento, como a doença em si, afeta o organismo como um todo, deixando o paciente mais susceptível a um comprometimento nutricional, baixa imunidade, perda de peso, efeitos colaterais gastrointestinais como náusea, vômitos, mucosite, diarreia ou constipação, além de alterações de digestão e absorção de nutrientes, perda de massa muscular, desnutrição, etc.

Para esses e outros sintomas, a nutrição tem papel fundamental de acompanhamento em todas as fases do tratamento. O paciente deveria, assim que tem o diagnóstico, procurar um profissional especializado para receber orientação sobre quais os melhores alimentos e forma de utilização.

Uma das grandes queixas durante todo tratamento é a náusea, que pode ser aliviada e até cessar com o consumo de gengibre que é um antiemético (substância que evita o vômito) natural, na forma de chás, sucos ou em pó, em cima de uma fruta.

Diante da facilidade de consumo de alimentos processados e ultra processados, ricos em gorduras, defumados, enlatados, com corantes e conservantes, precisamos resgatar nas pessoas o prazer de comer alimentos saudáveis e de preparar o próprio alimento.

Com esse objetivo o CENIN realiza, mensalmente, uma oficina culinária com temas diversos, possibilitando ao paciente ter contato com outros alimentos, outras preparações, conhecer os aromas, degustar e descobrir novos sabores.

A proposta é aproximar esses pacientes de conhecimentos básicos sobre os alimentos, com preparações simples e fáceis, dando a eles opções de substituir frituras, reduzir e utilizar outras opções de açúcar, incluir proteínas de boa qualidade e maior consumo de frutas, legumes e verduras.

Ter hábitos de vida e de alimentação saudáveis são um valioso caminho para prevenção de câncer e outras doenças.


Receita Apresentada na Oficina:

Cookie de Coco, Farelo de Aveia e Chocolate

Ingredientes

1/2 xícara de chá de chocolate meio amargo (70% ou mais de cacau) cortadas em lascas ou quadrados

2 colheres de sopa de farelo de aveia (ou em flocos e triturar antes)

1 colher de sopa de cacau em pó (orgânico, se possível)

3/4 de xícara de açúcar demerara orgânico ou açúcar de coco

1 xícara de chá de coco ralado (preferência fresco)

2 claras


Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture até obter uma massa uniforme. Levar à geladeira por aproximadamente 2 horas para firmar. Pré aqueça o forno em 180ºC. Após 2 horas, retire e com auxílio de um pegador faça pequenas bolas e amasse no formato de cookie. Coloque em uma assadeira antiaderente e leve para assar até ficarem firmes. Retire da assadeira, aguarde esfriar e guarde em um pote hermético ou de vidro.


  • Facebook
  • Instagram

© Todos os direitos reservados - JORNAL TEMA

O Jornal Tema não se responsabiliza pelas matérias ou artigos assinados.
As opiniões não refletem, necessariamente, a opinião da diretoria deste jornal.

E-mail: jornaltema@gmail.com

Dúvidas e sugestões (13) 99116.0050 ou Redação (13) 3561.8382

Administrado pela ASSECOM Assessoria