Nova Santa Casa, em Santos, SP







A partir de fevereiro de 2016, com a posse do provedor Ariovaldo Feliciano, a Santa Casa de Santos passou por uma transformação, com readequação de processos, implantação de protocolos, obras, reformas e troca de equipamentos, além da realização de treinamentos frequentes dos colaboradores e humanização dos serviços.


Confira os principais marcos da evolução da Santa Casa de Santos.



Tomografia - Por meio de parcerias, foram instalados dois novos e modernos equipamentos de tomografia. Além disso, o setor foi totalmente remodelado e ampliado. Com isso, o Serviço de Tomografia aumentou sua capacidade e melhorou o atendimento.



Ressonância Magnética - Um moderno equipamento de Ressonância foi implantado por meio de parceria. Com isso, o hospital passou a oferecer o Serviço de Ressonância Magnética, reduzindo tempo de internação e custos com ambulâncias para remoção de pacientes. Com o novo serviço, a Santa Casa passou a realizar cerca de 350 exames mensalmente, oferecendo mais segurança e comodidade aos pacientes.

Em fevereiro de 2020, será inaugurado um novo equipamento de ressonância magnética aberta.



Centro de Imagem - A Santa Casa de Santos implantou o novo Centro de Diagnóstico por Imagem, com capacidade para realizar até 10 mil exames mensais. O serviço dispõe de 3 salas de ultrassonografia, 1 sala de mamografia e 4 salas de ecocardiograma, além de equipe médica especializada para assistência diagnóstica de pacientes internados, casos de urgências e emergências, além dos pacientes agendados.



Nova recepção principal - Totalmente remodelada, a Recepção Principal do hospital passou a receber seus pacientes e visitantes em um ambiente climatizado, acolhedor e humanizado.



UTI Pediátrica - A nova Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica conta com 12 leitos, sendo duas acomodações de reserva técnica, sala especial para boletim médico e acolhimento aos familiares, televisores em pontos estratégicos, e equipe multiprofissional qualificada para a assistência de qualidade. Toda estrutura da nova UTI Pediátrica foi cuidadosamente planejada para proporcionar um ambiente tranquilo, que contribua para a recuperação e cuidado integral da criança, com os mais avançados recursos tecnológicos para atendimentos de alta complexidade.



50 novas máquina de Hemodiálise - A Santa Casa de Santos implantou 50 novas máquinas de hemodiálise. O Serviço realiza 36 mil sessões de hemodiálise por ano, atendendo 240 pacientes contínuos, sendo 144 do SUS, que representam 60% do total.


Camas elétricas - O hospital adquiriu 340 novas e modernas camas hospitalares elétricas, implementando a assistência de qualidade aos pacientes. As novas camas hospitalares realizam movimentos de ajuste de altura e inclinação do dorso, que facilitam o manuseio dos profissionais de saúde e também dos pacientes. O equipamento vem acompanhado de colchão piramidal (caixa de ovo), com

densidade D33, e capa anti-escara.



Complexo de urgência e emergência - A Santa Casa de Santos inaugurou o maior complexo de urgência e emergência da região. Totalmente dedicado ao SUS, o novo espaço tem mais de 2000 m² e conta com 5 leitos para os casos graves, 8 leitos de urgência e emergência para os casos clínicos e mais 4 consultórios para traumatologia e ortopedia.

A Unidade Geral de Terapia Intensiva passou a contar com mais 10 leitos, aumentando em 30% a capacidade de atendimento. Esta obra foi viabilizada graças à verba de R$ 500 mil, arrecadada no Baile de 475 anos da Santa Casa, realizado em outubro de 2018.

A unidade foi totalmente remodelada, possibilitando um crescimento de 43% na capacidade de atendimento, oferecendo maior assistência especializada para a região.

Mais uma Unidade de Internação foi reformada, contando com 36 leitos distribuídos em um ambiente confortável e cuidadosamente decorado.

Totalmente remodeladas e modernizadas, cada acomodação foi mobiliada e decorada pensando no bem-estar dos pacientes e de seus familiares, proporcionando um ambiente humanizado.

Instalada no jardim da Santa Casa de Santos, a Capela Santa Isabel foi totalmente revitalizada. A reforma fez parte das comemorações dos 59 anos da Capela. Apesar de ter passado por alguns reparos ao longo dos anos, o local nunca havia recebido uma reforma deste porte, com readequações e melhorias estruturais, reforma da Sacristia e altar, revitalização da fachada, além de reparos no telhado, rede elétrica e hidráulica,

conservando as características originais e artísticas.

Serviço de Medicina Hiperbárica - Os pacientes com indicação para oxigenoterapia hiperbárica passaram a contar com a eficácia de duas novas e modernas câmaras, em um espaço totalmente remodelado e acolhedor.

Unidade Assistencial Pré-cirúrgica - A nova unidade oferece 18 leitos destinados aos pacientes que chegam ao hospital para a realização de procedimentos eletivos cirúrgicos programados. O espaço foi totalmente reformado e reestruturado, proporcionando um ambiente amplo e confortável para pacientes e familiares. Com esta medida, o processo de internação foi otimizado, garantindo agilidade nos trâmites administrativos e, principalmente, a assistência adequada nos momentos que antecedem a cirurgia.

Plano de Saúde para os 5 mil colaboradores – Pela primeira vez na história da irmandade, todos os colaboradores da Santa Casa passaram a contar com o benefício do Plano Santa Casa Saúde.

Implantada uma plataforma para realização de compras de materiais e medicamentos via pregão eletrônico.

Com assistência completa 24 horas para os casos de urgência e emergência, o novo pronto socorro conta com quase 2 mil m² de área construída e os melhores recursos em pronto atendimento. Após 30 anos sem mudanças na estrutura do pronto atendimento, o hospital ganha um novo pronto socorro: um projeto ousado da atual gestão,

realizado com recursos e mão de obra próprios.

Em 2019 a Santa Casa de Santos alcançou o menor índice de infecção hospitalar dos últimos 15 anos, reduzindo os números em mais da metade, comparado ao início da

gestão do Provedor Ariovaldo Feliciano.

Desde 2016 a Santa Casa vem aumentando significativamente os números de atendimentos de pacientes por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


Posts recentes

Ver tudo

Coronavírus: O que fazer?

Estes últimos dias foram de alarde no nosso país: o coronavírus chegou e muitos especialistas falam em uma pandemia. As pessoas mais suscetíveis são os idosos ou aquelas com doenças crônicas e imunida

  • Facebook
  • Instagram

© Todos os direitos reservados - JORNAL TEMA

O Jornal Tema não se responsabiliza pelas matérias ou artigos assinados.
As opiniões não refletem, necessariamente, a opinião da diretoria deste jornal.

E-mail: jornaltema@gmail.com

Dúvidas e sugestões (13) 99116.0050 ou Redação (13) 3561.8382

Administrado pela ASSECOM Assessoria