Mutirão de orientação à prevenção e teste rápido para Hepatite C no Poupa Tempo em Santos, SP



Nos próximos dias 18, 19 e 21 de novembro, o Grupo Esperança, ONG santista que apoia portadores de Hepatites da Baixada Santista, realizará mutirão de testagem rápida para Hepatite C e orientação à prevenção das Hepatites Virais no Poupatempo, em Santos, SP.

Após décadas tirando qualidade de vida e a própria vida de milhares de pessoas no Brasil e no mundo, devido a não ter tratamento eficaz, a Hepatite C tornou-se a grande vilã da saúde pública no início dos anos 90 até o ano de 2014, quando a ciência descobriu medicamentos eficazes para eliminar essa enfermidade que vitimou milhares de pessoas no nosso país.

Desde então a possibilidade de cura com esses novos medicamentos, que apesar do altíssimo custo hoje é distribuído pelo SUS, necessita que seja ampliada a testagem, pois raramente apresenta sintomas e quando isso acontece é comum que o fígado da pessoa infectada já esteja com alto grau de comprometimento, sendo a Hepatite C a maior causa de Transplante e câncer hepático.

Com essa descoberta da ciência a Organização Mundial da Saúde colocou como meta a eliminação da Hepatite C no mundo até o ano de 2017, e o Brasil está sendo um dos protagonistas nesse processo, servindo como modelo mundial no enfrentamento da doença, e assim adquiriu milhares de kits de teste rápido para ofertar à população através dos serviços de saúde.

A ONG Grupo Esperança fundada há 20 anos, executa a detecção precoce nos locais externos aos serviços de saúde, abrindo assim a possibilidade de testagem e orientação, colaborando assim para esse plano mundial de eliminação. É importante ressaltar que esse exame denominado sorologia para Hepatite C não está inserido no Hemograma padrão de solicitação médica.

O teste é aplicado com uma simples picadinha no dedo, indolor e sem necessidade de jejum. O resultado é fornecido ao paciente entre 5 e 10 minutos, e no caso de resultado reagente a pessoa testada será encaminhada imediatamente para ambulatório da especialidade para os exames complementares do diagnóstico e se for o caso realizar o tratamento.

Com a simplificação do acesso atualmente praticada, a dispensação gratuita pelo SUS e a excelente possibilidade de cura, sem reações adversas e com duração média de apenas 3 meses de tratamento, é relevante que todas as pessoas façam o teste ao menos uma vez ao ano, pois a transmissão, embora somente no contato do sangue contaminado, está presente em atitudes cotidianas como compartilhamento de utensílios de beleza e estética não corretamente esterilizados, como por exemplo um alicate de cutícula, pois o vírus da Hepatite C é resistente à limpeza com álcool e outros limpadores similares, ficando até 72 hs em condições de infectar outra pessoa.


LOCAL: POUPA TEMPO Santos, Rua João Pessoa 246 Centro Santos

Horário : Das 08 às 17h

Data: 18, 19 e 21/11/2019


Jeová Pessin Fragoso, Diretor Presidente, Poupatempo Santos

Administradora Ana Paula Fernandes

  • Facebook
  • Instagram

© Todos os direitos reservados - JORNAL TEMA

O Jornal Tema não se responsabiliza pelas matérias ou artigos assinados.
As opiniões não refletem, necessariamente, a opinião da diretoria deste jornal.

E-mail: jornaltema@gmail.com

Dúvidas e sugestões (13) 99116.0050 ou Redação (13) 3561.8382

Administrado pela ASSECOM Assessoria