Lar das Moças Cegas atende a todas as idades, em Santos-SP



    Com a presença de Maria Helena Nolf Figueiredo, Regina Mathilde Nolf Azevedo, Nelson Serra e outras personalidades santistas, no dia 18 de abril de 1943 foi realizada a fundação e inauguração, em Santos, de um núcleo vinculado ao Instituto Profissional Paulista para Cegas de São Paulo.

    O primeiro objetivo da instituição foi tirar a moça cega da marginalização e oferecer-lhe um sistema de educação e integração à sociedade. Por sugestão de Nelson Serra, a Instituição foi nomeada “Lar das Moças Cegas” que, desligada do Instituto de São Paulo, tornou-se um órgão independente com a finalidade de assistir e educar a mulher cega da região.

    Em 1988 a Instituição passou a atender também deficientes visuais do sexo masculino oferecendo- lhes as mesmas oportunidades e direitos. No final da década de 90 a organização deixou de ser um internato.

    Desde 1995 o LMC é administrado pelo presidente Carlos Antonio Gomes, Calucho, que com dinâmica visão empresarial, concede uma imagem inovadora à organização. Atualmente, a Instituição conta com 225 alunos, 200 atendidos, 130 colaboradores e 60 voluntários.

    O Lar das Moças Cegas (LMC) atende a todas as idades, sem restrições. Tem uma característica individualizada. Cada projeto pedagógico ou terapêutico elaborado está focado nas necessidades de cada pessoa atendida na Instituição. O trabalho dentro do LMC é dividido em alguns segmentos como: terapêutico, educacional, capacitante e extracurricular, promovendo assim uma dinâmica de autonomia e independência para cada indivíduo.

    A proposta do LMC, é que a pessoa com deficiência visual, seja ela uma criança ou um idoso, possa ter todas as possibilidades e perspectivas de uma evolução futura e que ela consiga conviver socialmente como qualquer pessoa. A intenção é reabilitar, é fazer com que ele saia da perspectiva de “trancamento” institucional, tornando-a uma pessoa que tenha possibilidades de viver tudo aquilo que um ser humano tem direito.

    Em 2017, o Lar das Moças Cegas decidiu expandir os horizontes e, visando novos caminhos, criou Área de Projetos, objetivando o crescimento da Instituição. Ao longo do ano foram muitas reuniões e muitas discussões para encontrar uma melhor maneira para conseguir colocar todos os sonhos em prática.

    Atualmente contamos com a parceria de duas grandes empresas: A Fundação Cargill, que apoiou a criação da Padaria Inclusiva, onde é desenvolvido o nosso mais novo curso de panificação, e a Companhia Docas do Estado do São Paulo - CODESP que deu condições de melhoria para nossa Banda Musical e Coral Raio de Luz na aquisição de novos uniformes e instrumentos musicais.

    No dia 10 de abril de 2018 o Lar das Moças Cegas deu mais um passo em seu crescimento e inaugurou o Centro Especializado em Deficiência Visual, o CEDV. Após receber uma emenda parlamentar aprovada pelo ex-deputado estadual, Cássio Navarro, que garantiu novos equipamentos para o consultório oftalmológico da Instituição, o LMC decidiu ampliar seu espaço dedicado aos atendimentos clínicos para alunos e pacientes.

    Unidades:

    Além da Unidade I, localizada na Avenida Ana Costa, em Santos, o LMC conta com mais duas: o Centro Aquático Carlos Inocêncio Gomes (Unidade II), na Rua Pará, nº 47 e o Sítio Paraíso (Unidade III), em Pedro de Toledo, no Vale do Ribeira.

    Unidade II: Centro Aquático “Carlos Inocêncio Gomes” – É um espaço onde os atendidos alunos praticam a hidroterapia, hidroginástica, natação e recreação. O Centro Aquático do LMC conta com uma piscina aquecida e coberta, proporcionando conforto e liberdade nos atendimentos, independente do clima.

    Unidade III: Sítio Paraíso – É utilizado pelos atendidos alunos da Instituição para realização de atividades educativas lúdicas e recreativas. A unidade também é alugada para empresas, famílias e ao público em geral. O sítio do LMC oferece ótimas instalações que contam com: bangalôs para quatro e seis pessoas, internet wi-fi grátis, piscina, sala de jogos, lan house, campos de futebol e vôlei, mercadinho, pesque e devolva e muito mais.

    Além de receber grandes eventos e contar com espaço empresarial.

    Eventos:

    Os eventos do Lar das Moças Cegas já são tradicionais e sempre atraem um grande público. A Instituição realiza alguns durante o ano com a finalidade de reverter verba para novos projetos e melhorias na infraestrutura.

    Os eventos promovidos pelo LMC são:

    · Feiras de Variedades

    · Jantares e Almoços Dançantes

    · Boteco do Lar

    Salão de Festas:

    O Salão de Festas do LMC também está disponível para locação. Um espaço amplo, arejado, com capacidade para 350 pessoas, com ar condicionado (opcional) e totalmente equipado para a realização de festas de aniversário, casamentos, bodas e outros.

    Lotérica:

    A “Lotérica da Entidade” faz parte do LMC desde 2001. Localizada nas dependências da Instituição, esquina da Avenida Ana Costa com a Rua Carvalho de Mendonça.

    Imprensa Braille:

    O Serviço de Imprensa Braille tem como objetivo confeccionar apostilas e livros para os alunos, bem como copiar, imprimir e montar cardápios, tabelas, avisos e outros impressos para os diversos segmentos comerciais da região.

    Estes são alguns dos muitos serviços que o Lar das Moças Cegas oferece para seus atendidos, alunos e comunidade.

    • Facebook
    • Instagram

    © Todos os direitos reservados - JORNAL TEMA

    O Jornal Tema não se responsabiliza pelas matérias ou artigos assinados.
    As opiniões não refletem, necessariamente, a opinião da diretoria deste jornal.

    E-mail: jornaltema@gmail.com

    Dúvidas e sugestões (13) 99116.0050 ou Redação (13) 3561.8382

    Administrado pela ASSECOM Assessoria