Coronavírus: O que fazer?


    Estes últimos dias foram de alarde no nosso país: o coronavírus chegou e muitos especialistas falam em uma pandemia. As pessoas mais suscetíveis são os idosos ou aquelas com doenças crônicas e imunidade baixa, como os pacientes oncológicos. Mas, calma, é importante não entrar em pânico e sim trabalhar a prevenção.

    A higienização das mãos com água, sabão e álcool em gel é importante. Evite também levar as mãos a boca ou aos olhos. A higienização dos hortifrutis é fundamental, visto que você não sabe quem os tocou antes.

    Contudo, além destas orientações gerais é importante dar uma atenção extra a sua proteção interna. A comida que você come tem papel fundamental no fortalecimento do seu sistema imunológico. Nós somos formados por nutrientes do fio de cabelo ao dedão do pé e com as suas células de defesa não seria diferente.

    Uma alimentação saudável, composta por vitaminas e minerais, além do consumo adequado de proteínas, carboidratos e gorduras boas, é a base para um bom sistema de defesa.

    Inicie consumindo mais alimentos naturais que processados: a química existente nestes alimentos prejudica a saúde intestinal, que é responsável por pela produção de grande parte das nossas células de defesa. Consuma metade do prato no almoço e no jantar de legumes e verduras, principalmente os verdes escuros, e pelo menos 3 porções de frutas ao dia, lembrando que as frutas ricas em vitamina C, como o limão, contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico. Aposte nas especiarias e ervas frescas, como o açafrão da terra, cacau, canela, gengibre, cebola e alho.

    A hidratação é indispensável para a manutenção da hidratação das mucosas, as quais nos protegem dos microrganismos invasores.

    Dormir bem e praticar atividade física também são atitudes fundamentais para quem quer um sistema imunológico fortalecido.


    Receita

    Creme gelado de frutas


    Ingredientes

    · 2 inhames pequenos cozidos e resfriados

    · 1 banana bem madura congelada

    · 1 xícara de frutas vermelhas

    · 2 rodelas de gengibre

    · 1 colher de chá de canela


    Modo de preparo

    Bater todos os ingredientes do liquidificador e servir gelado.


    Sugestão: você pode acrescentar em cima do creme chia, linhaça, sementes de abóbora, coco seco ralado, cacau em pó e frutas picadas.


    Nutricionista Aline Barreiros, formada em Técnico em Nutrição e Dietética pelo centro Paula Souza, Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), especialista em oncologia pela Residência Multiprofissional do Hospital Sírio Libanês e pós-graduada em Nutrição e Alimentação Funcional pela Faculdade Método de São Paulo (FAMESP).

    • Facebook
    • Instagram

    © Todos os direitos reservados - JORNAL TEMA

    O Jornal Tema não se responsabiliza pelas matérias ou artigos assinados.
    As opiniões não refletem, necessariamente, a opinião da diretoria deste jornal.

    E-mail: jornaltema@gmail.com

    Dúvidas e sugestões (13) 99116.0050 ou Redação (13) 3561.8382

    Administrado pela ASSECOM Assessoria