Consultório móvel realiza ação de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite C dia 14


No próximo dia 14 (sexta-feira), das 18 horas até a meia-noite, a Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, sediará uma ação de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite C. Isso porque o consultório móvel da ONG Barong estará no Município para conscientizar a população sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além da consulta, os profissionais estarão distribuindo preservativos, panfletos informativos e orientações gerais à população.

O objetivo da iniciativa é ampliar o diagnóstico precoce do HIV, da sífilis e da hepatite C na região: “diagnosticar rápido é fundamental para o sucesso no tratamento, pois essas infecções aparecem de forma silenciosa, muitos indivíduos são assintomáticos (não possuem sintomas). Com a descoberta ainda nesta fase, o êxito no tratamento e na qualidade de vida da pessoa é maior“, explica a coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids de Itanhaém, Marinna Ciconetti.

A realização da iniciativa é fruto de uma parceria entre o Programa Municipal de IST/Aids de Itanhaém, o Programa Estadual de IST/Aids, o Centro de Referência e Treinamento de São Paulo e a ONG Barong.

Além disso, segundo Marinna, o diagnóstico precoce também pode romper o ciclo de transmissão: “não há cura para o HIV, porém há estudos recentes que informam que quem faz tratamento regular e possui uma carga de vírus indetectável no corpo têm quase zero de chance de transmissão”.


Prefeitura Municipal de Itanhaém

Posts recentes

Ver tudo

Coronavírus: O que fazer?

Estes últimos dias foram de alarde no nosso país: o coronavírus chegou e muitos especialistas falam em uma pandemia. As pessoas mais suscetíveis são os idosos ou aquelas com doenças crônicas e imunida

  • Facebook
  • Instagram

© Todos os direitos reservados - JORNAL TEMA

O Jornal Tema não se responsabiliza pelas matérias ou artigos assinados.
As opiniões não refletem, necessariamente, a opinião da diretoria deste jornal.

E-mail: jornaltema@gmail.com

Dúvidas e sugestões (13) 99116.0050 ou Redação (13) 3561.8382

Administrado pela ASSECOM Assessoria