Como deve ser a ceia de Natal para os pacientes oncológicos


    As festas de final de ano são conhecidas pelas suas farturas, alimentos ricos em gordura, açúcar e bebidas alcoólicas. Mas será que os pacientes em tratamento podem consumir tais alimentos?

    A melhor alimentação nesta fase, bem como quais alimentos devem ser evitados nas festas, irão depender da localização do tumor, tipo de tratamento (qual droga está sendo utilizada, se passou por cirurgia etc.), quais efeitos colaterais está apresentando e qual a aceitação individual de cada organismo para as preparações mais “pesadas”.

    Contudo, uma orientação geral é que a alimentação saudável deve ser priorizada. Ao longo do dia coma normalmente, não fique muitas horas sem se alimentar, hidrata-se com água (pelo menos 2L por dia), coma bastante verduras, legumes e frutas, além de preparações mais leves, e durante a ceia monte o seu prato equilibrando os tipos de comida a serem consumidas, comendo com moderação as preparações mais gordurosas e doces. O excesso de gordura e açúcar podem causar mal-estar, piorando sintomas de náusea, vômitos e diarreia, por exemplo.

    A bebida alcoólica não deve ser ingerida durante o tratamento, então prefira chás gelados, sucos de frutas e água com gás saborizada.

    Lembre-se que o mais importante nestas datas é a confraternização com as pessoas que mais amamos. Valorize o momento, as brincadeiras, as risadas e as conversas e tenha o alimento como um acompanhamento prazeroso, não o foco do seu Natal e ano novo.

    Desejo a você um feliz Natal, e que o nascimento de Jesus, Nosso Senhor e Salvador, reascenda em seu coração a esperança, a alegria e inunde o seu coração com a Sua paz.


    Receita de Rabanada natalina

    · 1 baguete de pão integral fatiada

    · 3 ovos batidos

    · 500 ml de leite de coco

    · 2 colheres de sopa de rapadura ou melado

    · Açúcar mascavo e canela para polvilhar


    Modo de preparo:

    Em uma panela, leve ao fogo o leite e a rapadura e mexa até misturá-los;

    Reserve e deixe esfriar;

    Banhe as fatias de pão na mistura do leite com a rapadura e em seguida nos ovos batidos;

    Disponha as fatias de pão em uma forma com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos (vira as rabanadas no meio do tempo para dourar igual);

    Retire do forno e passe no açúcar mascavo e canela dos dois lados;

    Sirva a seguir.


    Nutricionista Aline Barreiros é formada em Técnico em Nutrição e Dietética pelo centro Paula Souza, Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), especialista em oncologia pela Residência Multiprofissional do Hospital Sírio Libanês e pós-graduada em Nutrição e Alimentação Funcional pela Faculdade Método de São Paulo (FAMESP).

    • Facebook
    • Instagram

    © Todos os direitos reservados - JORNAL TEMA

    O Jornal Tema não se responsabiliza pelas matérias ou artigos assinados.
    As opiniões não refletem, necessariamente, a opinião da diretoria deste jornal.

    E-mail: jornaltema@gmail.com

    Dúvidas e sugestões (13) 99116.0050 ou Redação (13) 3561.8382

    Administrado pela ASSECOM Assessoria