Aqui no Brasil são incontáveis as belas praias



Muitas vezes valorizamos demais o turismo internacional e nos esquecemos das belezas existentes em nosso país, igualmente ou até mais deslumbrantes. Aqui no Brasil, nos Estados do Norte e Nordeste, são incontáveis as belas praias com seus coqueirais, emoldurados pela natureza, inspiradores de dezenas de músicas e berço de excelentes poetas.

O turismo nessas regiões é altamente compensador, dando oportunidade aos visitantes de conhecerem a comida regional com pratos típicos para satisfazerem todos os gostos. As antigas igrejas da Bahia, com suas imagens e adornos, merecem ser visitadas, pois o zelo e o capricho de nossos antepassados em sua construção são sempre de rara beleza. Inesquecíveis são os passeios na Ilha de Fernando de Noronha, cujas águas cristalinas permitem a visão dos animais aquáticos nas praias a olho nu, com cenários que são paradisíacos e inesquecíveis.

No Rio Grande do Norte encontra o turista, esportes radicais em praias desertas com toda sua tranquilidade e ainda paisagem selvagem. Há viagens programadas de Fortaleza a Natal, passando por 21 praias, do Ceará ao Rio Grande do Norte, as paisagens são repletas de coqueirais, carnaubais, mangues, mar e sertão. Congonhas, no Estado de Minas Gerais, além de Ouro Preto, Sabará e São João Del-Rei têm o orgulho de exibirem os monumentos da Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, as famosas e admiradas obras do mais conhecido como Aleijadinho o artista Antônio Francisco Lisboa, essas obras datam do período de 1730 à 1814, foram erguidas no estilo relacionado ao Barroco e ao Rococó, admiradas internacionalmente. Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste de nosso país, o turismo é uma atividade importante. Nessas regiões há muitos pontos turísticos. O Rio de Janeiro é conhecido, inclusive no exterior, por suas praias e pelo carnaval com o desfile das escolas de samba carioca, tendo ainda o turismo cultural. São Paulo, também conhecida mundialmente, é o maior centro financeiro do País e conta com diversos centros culturais e de entretenimento.

Já no litoral da região metropolitana da Baixada Santista, além de Santos, minha cidade natal, a região foi contemplada pela natureza com belíssimas praias em Bertioga, Guarujá, São Vicente, Praia Grande,Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, visitadas durante o ano todo por turistas nacionais e internacionais.

O Espírito Santo, com suas belas praias, recebe milhares de turistas o ano todo. No Sul do Brasil, temos o Parque Nacional do Iguaçu, no qual se destaca as Cataratas do Iguaçu, atraindo viajantes do mundo todo. Está localizado no extremo oeste do estado do Paraná e já recebeu o título, concedido pela UNESCO, de Patrimônio Mundial. Santa Catarina possui praias muito frequentadas pelos brasileiros e também por estrangeiros, principalmente da Argentina e Uruguai, especialmente em Balneário Camboriú, além Barra Velha e outras na região. A Praia de Torres, no Rio Grande do Sul também é muito visitada, além das ruínas de São Miguel das Missões. Essa construção foi erguida pelos padres Jesuítas e o Povo Guarani, em 1632 e suas ruínas ainda podem ser admiradas.

Nossas observações têm a finalidade em chamar a atenção do leitor para o turismo nacional, pois muitos brasileiros viajam para o exterior, sem antes conhecer as maravilhas de nosso país, cantadas por Ary Barroso em sua imortal, Aquarela do Brasil.

  • Facebook
  • Instagram

© Todos os direitos reservados - JORNAL TEMA

O Jornal Tema não se responsabiliza pelas matérias ou artigos assinados.
As opiniões não refletem, necessariamente, a opinião da diretoria deste jornal.

E-mail: jornaltema@gmail.com

Dúvidas e sugestões (13) 99116.0050 ou Redação (13) 3561.8382

Administrado pela ASSECOM Assessoria