A importância da alimentação na prevenção de câncer

Atualizado: 29 de Mai de 2019


O câncer é uma doença crônica multifatorial, não existindo uma única causa relacionada ao aparecimento desta doença. Contudo, dentre os inúmeros fatores de risco para o desenvolvimento de câncer, 95% destes são fatores ambientais, ou seja, relacionados ao ambiente que somos expostos ao longo dos anos. Dentre estes fatores ambientais, a alimentação está entre os três fatores principais que mais exercem influência sobre os nossos genes e consequentemente se vamos ou não desenvolver determinada doença.

Carregamos no nosso DNA informações hereditárias importantes, e dentro de cada DNA existem os genes que nos diferem uns dos outros e que determinam o que vamos manifestar ao longo da vida. Imagina que as nossas células são interruptores de luz e os alimentos, os nutrientes que consumimos, são responsáveis por acionar ou desativar este interruptor. Dessa forma, a nossa alimentação pode influenciar na expressão dos nossos genes, podendo ativar ou silenciar a expressão de um determinado tipo de câncer.



Veja, que em nenhum momento você deixou de carregar dentro do seu DNA a informação desta doença, você somente, através do seu estilo de vida e alimentação, o silenciou. Sendo assim, você não está destinado a desenvolver nenhuma doença só porque carrega esta informação hereditária. Nós não podemos mudar o nosso DNA, mas podemos modular a sua expressão através da dieta, atividade física e padrão de sono. Isto nos traz uma responsabilidade, não é mesmo? Somos responsáveis pelo nosso processo de saúde, somos protagonistas da nossa vida.

No que diz respeito a alimentação algumas atitudes são essenciais para diminuir o risco de câncer. Uma base alimentar formada por alimentos de origem vegetal (verduras, legumes, sementes, oleaginosas, cereais integrais, leguminosas e frutas), pobre em produtos ultra processados e açúcares e com baixo consumo de carne vermelha e bebida alcoólica, é indicada para a prevenção desta doença.


Receita de bolo de banana integral e sem açúcar


Ingredientes:

· 4 ovos

· 4 bananas maduras

· 1 xícara de chá de uva passa

· ¾ de xícara de chá de óleo de coco ou girassol

· 2 xícaras de farinha de aveia

· 1 colher de sopa de fermento

· 1 colher de café de bicarbonato de sódio

· Canela a gosto


Modo de preparo:

· Bater no liquidificador os ovos, o óleo, as bananas e a uva passa;

· Em um recipiente a parte misturar a farinha, o bicarbonato e a canela;

· Misturar aos ingredientes seco a mistura batida no liquidificador e mexer até se tornar uma massa homogênea;

· Por último acrescentar o fermento e mexer delicadamente;

Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30/40 minutos.




*Nutricionista Aline Barreiros, formada em Técnico em Nutrição e Dietética pelo centro Paula Souza, Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), especialista em oncologia pela Residência Multiprofissional do Hospital Sírio Libanês e pós-graduada em Nutrição e Alimentação Funcional pela Faculdade Método de São Paulo (FAMESP).


Posts recentes

Ver tudo

Coronavírus: O que fazer?

Estes últimos dias foram de alarde no nosso país: o coronavírus chegou e muitos especialistas falam em uma pandemia. As pessoas mais suscetíveis são os idosos ou aquelas com doenças crônicas e imunida

  • Facebook
  • Instagram

© Todos os direitos reservados - JORNAL TEMA

O Jornal Tema não se responsabiliza pelas matérias ou artigos assinados.
As opiniões não refletem, necessariamente, a opinião da diretoria deste jornal.

E-mail: jornaltema@gmail.com

Dúvidas e sugestões (13) 99116.0050 ou Redação (13) 3561.8382

Administrado pela ASSECOM Assessoria